Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Mais de 500 crianças da rede municipal participam do Projeto "œLê Pra Mim?"

Ontem (10), a diretora de Marketing e Comercial do Jornal ODIA, Renata Miranda, teve a oportunidade de ler para as crianças do Cmei Chico Xavier

11/04/2015 08:09

Estimular e aproximar as crianças da leitura. Esse é o objetivo do Projeto “Lê Pra Mim?”, que está em Teresina desde o início da semana, na Casa da Cultura, Centro da capital. Diversos artistas e personalidades estiveram presentes e foram os responsáveis por ler e contar histórias para as crianças que foram prestigiar o evento. 

Foto: Marcela Pachêco/ODIA

A diretora e idealizadora do Projeto, Sônia de Paula, destacou emocionada a importância de incentivar as crianças à leitura. Há cinco anos à frente do “Lê Pra Mim?”, ela ressalta que é gratificante poder levar essa oportunidade até as escolas, principalmente da rede pública. 

“Além da literatura, eles têm acesso ao espaço, como aqui na Casa da Cultura. E elas também têm a oportunidade de sair do seu habitat e ter acesso à literatura. Eu só peguei o gosto pela leitura depois de adulta, mas se as crianças puderem aprender desde pequenas, melhor ainda”, frisou. 

Até ontem (10), mais de 500 crianças da rede municipal de educação já tinham ido à Casa da Cultura acompanhar as leituras. Os alunos do Centro Municipal de Educação Infantil - Cmei Chico Xavier, localizado no bairro Renascença II, zona Sudeste de Teresina, estiveram presentes e se empolgaram a cada história contada. 

Maria do Socorro, diretora- adjunta do Cmei, parabenizou a iniciativa e contou que essa é uma oportunidade das crianças terem mais incentivo à leitura. “Nós devemos estimular à leitura não somente na escola e, para eles, é um conhecimento muito rico. Nós sabemos que o estímulo em casa é muito pouco, e aqui eles vão ver de outras formas, saber ouvir o que está sendo contado e também conhecer um lugar novo. Para eles está sendo muito agradável”, disse. 

A diretora de Marketing e Comercial do Jornal ODIA, Renata Miranda, também foi uma das convidadas a ler para as crianças e falou da emoção em participar do projeto. “É uma felicidade enorme, porque sonhamos que esse costume e hábito de ler e escrever perdure por gerações. Então, a gente precisa fazer esses projetos e incentivar que as crianças entendam que elas têm a capacidade de escrever e que podem falar de vários temas com liberdade e sem restrições”, disse. 

Renata ressaltou que o Jornal ODIA também fomenta o incentivo à leitura e escrita através do Concurso Jovens Escritores. A temática do certame é pensada de maneira a estimular a discussão, abordando temas atuais e de interesse da comunidade. 

“O Concurso é para crianças do Ensino Fundamental até o 3º Ano do Ensino Médio, que são alunos que estão fazendo o treino para o vestibular. É um incentivo para que eles leiam um pouco mais sobre aquele assunto. Além disso, a família tem a oportunidade de participar e resgatar nossos valores, a cultura, para que as crianças entendam o contexto novo que estamos”, finalizou. 

Participaram do projeto, contando histórias, nomes da mídia local e artistas nacionais, como a bailarina Ana Botafogo, o ator Rafael Zulu, os jornalistas Amadeu Campos e Maia Veloso, além de João Cláudio Moreno, Fábio Costa, Karla Berger, Lisa Vieira, Otávio Cesar, Rivanildo Feitosa e Wellington Soares. 

O transporte das crianças para a Casa da Cultura foi feito pela Secretaria Municipal da Educação e Cultura (Semec) e, ao término das leituras, eram entregues livros para os alunos. O projeto também vai para uma ala do Hospital São Marcos e para o Lar Maria João de Deus neste sábado, pela manhã e à tarde, respectivamente

Por: Isabela Lopes - Jornal O Dia
Mais sobre: